Durante patrulhamento na BR-020, nas proximidades do Parque do Lajeado, em Palmas, a Guarda Metropolitana, por meio da Divisão Ambiental, apreendeu um caminhão que transportava ilegalmente uma carga de carvão. A fiscalização identificou irregularidades na nota fiscal e um excedente de 300 sacas de carvão vegetal, totalizando 5,4 toneladas não declaradas.
A operação resultou na lavratura de um auto de infração ambiental no valor de R$ 16.800,00, referente à carga transportada sem documentação fiscal regular. Segundo os agentes da Guarda Metropolitana, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) apresentado pelo motorista informava uma quantidade inferior à carga real encontrada no caminhão.
Além da irregularidade fiscal, a equipe também constatou que a documentação do veículo apresentava inconsistências. Enquanto os documentos indicavam que o caminhão era da cor amarela, o veículo abordado era branco, o que levantou suspeitas adicionais.
A carga e o caminhão foram apreendidos e serão encaminhados para perícia pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG), que dará continuidade à investigação para apurar a origem do carvão e as possíveis infrações ambientais.