A Prefeitura de Palmas deu mais um passo para a implantação do Programa Passageiros do Futuro, com a realização de uma reunião de alinhamento nesta terça-feira, 8, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas). O encontro teve como foco a definição de critérios e do cronograma de execução da iniciativa, que pretende atender 15 mil crianças, adolescentes e jovens até o ano de 2028.
Entre os critérios estabelecidos está a obrigatoriedade de inserção no Cadastro Único (CadÚnico), o que reforça o direcionamento do programa para o público em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa retoma a proposta do antigo Pioneiros Mirins, programa histórico da Capital, mas com um novo formato, mais alinhado às atuais diretrizes de proteção social e promoção da cidadania.
Programa terá gestão da Semas
A gestão do Passageiros do Futuro ficará sob responsabilidade da própria Semas. A secretária da pasta, Polyanna Siqueira Campos, destacou a abrangência e o impacto social da iniciativa:
“O Passageiros do Futuro é uma iniciativa muito importante porque vai atuar em várias frentes de proteção social e promoção da qualidade de vida para nossas crianças, adolescentes e jovens aqui em Palmas, e traz a essência do Pioneiros Mirins, mas com um novo formato”.
O encontro contou também com a presença do secretário da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, que reforçou o compromisso da atual gestão com a retomada de políticas públicas de impacto direto na vida da população.
“A Secretaria de Ação Social tem uma missão fundamental neste programa, que é uma determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos para que sejam retomados programas sociais históricos para a cidade e que tiveram contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da Capital”, afirmou.
Base legal e próximos passos
O Decreto nº 2.632, de 1º de janeiro de 2025, instituiu oficialmente o Passageiros do Futuro, com a determinação de que a Semas conduzisse os estudos técnicos para viabilizar sua implantação. Segundo o planejamento apresentado na reunião, o programa terá atuação direta e também por meio de parcerias com entidades do terceiro setor, ampliando o alcance da proposta.