Casa do Empreendedor alerta microempreendedores de Palmas sobre golpe com falso boleto da DAS; veja como evitar
Foto: divulgação
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), por meio da Casa do Empreendedor de Palmas, emitiu um alerta para microempreendedores individuais (MEIs) da capital sobre um golpe que está circulando por mensagens de texto e aplicativos de mensagens. De acordo com a pasta, criminosos estão enviando notificações falsas informando que o prazo da Declaração Anual do Simples Nacional (DAS) teria vencido e que o empreendedor estaria inadimplente.
Na tentativa de enganar as vítimas, os golpistas incluem na mensagem um link para pagamento de um boleto fraudulento, que supostamente regularizaria a situação e manteria a empresa “ativa”.
Segundo a Casa do Empreendedor, a instituição não envia esse tipo de cobrança por mensagem e reitera que o prazo oficial para entrega da DAS segue até o dia 31 de maio de cada ano. Além disso, a declaração pode ser feita de forma totalmente gratuita, sem necessidade de pagamento de boletos extras, seja diretamente no Portal do Simples Nacional ou presencialmente na sede da Casa do Empreendedor, que oferece orientação segura e sem custos.
Como evitar o golpe?
A orientação da Sedeem é que, ao receber mensagens suspeitas, o microempreendedor não clique em links, não compartilhe informações pessoais e não realize pagamentos fora dos canais oficiais. Caso haja dúvidas, a recomendação é procurar diretamente a Casa do Empreendedor, que está preparada para esclarecer e ajudar nos trâmites da declaração.
Amy Lee Gomes, 19 anos, estudante de jornalismo (4º período UFT), espanhol intermediário, experiência com redes sociais e criação de conteúdo.