A curadora e pesquisadora Elisângela Dantas, que atua no Cine Cultura Sala Sinhozinho, em Palmas, será uma das representantes do audiovisual tocantinense no 20º Panorama Internacional Coisa de Cinema, realizado em Salvador (BA). O festival, que teve início na quarta-feira (2) e segue até o próximo dia 9, é um dos mais relevantes do país no campo da exibição cinematográfica.
Convidada para o I Seminário de Exibidores, Elisângela ministrará no dia 9 de abril, das 16h às 17h, a palestra “Cinematografia tocantinense: uma pesquisa sobre suas obras e seu legado”, no Painel de Exibição IX, na Sala 3 do Cine Glauber Rocha. Ela apresentará os resultados de um estudo inédito que investiga a trajetória e as características da produção audiovisual no Tocantins.
A pesquisa foi contemplada pelo Edital nº 34/2024 da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins e tem orientação dos professores Sérgio Soares e Ariel Elias do Nascimento, além da consultoria do cineasta Hermes Leal. O trabalho mapeia e destaca a contribuição de diversos cineastas tocantinenses, como Hélio Brito, Marcelinho Silva, André Araújo, Eva Pereira, Túlio de Melo, Níval Correia, Ana Elisa Martins, entre outros.
Segundo Elisângela, participar do evento é uma oportunidade de dar visibilidade ao cinema regional em um espaço nacional de troca e aprendizado. “Apresentar essa pesquisa em um evento como o Panorama Internacional Coisa de Cinema é um passo importante para a consolidação do cinema tocantinense no cenário nacional. Como curadora e programadora, essa experiência também aprimora minha atuação na seleção e exibição de filmes, fortalecendo o trabalho que desenvolvemos no Cine Cultura”, afirmou.
Quem é Elisângela Dantas?
Graduada em Filosofia e especialista em Documentação Audiovisual pela UFT, Elisângela integra o grupo gestor do Núcleo de Produção Digital Isabel Auler (NPD – UFT) e a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra). Sua atuação como curadora e programadora no Cine Cultura a tornou uma referência na preservação e difusão do cinema tocantinense.