A capital do Tocantins foi reconhecida como uma das cidades mais sustentáveis do Brasil ao receber, nesta quarta-feira (26), o Prêmio Cidades Sustentáveis da Bright Cities, durante a programação da Smart City Expo Curitiba 2025, a maior feira de cidades inteligentes das Américas. O evento ocorre até esta quinta-feira (27), na Ligga Arena, reunindo representantes de diversos municípios, empresas e especialistas em inovação urbana.
Palmas foi avaliada entre 336 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e se destacou por buscar o equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos naturais, financeiros e humanos. O levantamento leva em consideração uma série de indicadores e foi elaborado pela Bright Cities, plataforma especializada em diagnósticos de cidades inteligentes.
O relatório apontou evolução de 8% nas notas da cidade em comparação à edição anterior. Entre os pilares nos quais Palmas se sobressaiu estão segurança, infraestrutura e serviços públicos, além de avanços significativos em mobilidade urbana, saneamento básico, qualidade de vida e acesso a tecnologias.
“A premiação reafirma o compromisso da gestão em transformar Palmas em um exemplo de cidade inteligente e sustentável. Este reconhecimento é resultado do esforço coletivo para oferecer à população serviços mais eficientes e uma melhor qualidade de vida”, destacou o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, que representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos no evento.
A comitiva palmense também incluiu o secretário-executivo da Secretaria de Planejamento Urbano, Lúcio Cavalcante; o presidente da Agência de Tecnologia (Agtec), Fabiano Sousa; o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Francisco Seixas; e o vereador Carlos Amastha (PSB).
Além da premiação, os representantes da Prefeitura aproveitaram a feira para estabelecer contatos, buscar soluções tecnológicas e firmar parcerias para impulsionar a inovação e a eficiência da gestão pública. “Estamos aqui para conhecer o que há de mais moderno e trazer essas inovações para Palmas. Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão”, reforçou Dimas.
Palmas lidera ranking na Região Norte
Palmas ficou em primeiro lugar entre as cidades da Região Norte no Prêmio Cidades Sustentáveis. Na sequência do ranking regional, estão:
-
2º lugar: Araguaína (TO)
-
3º lugar: Boa Vista (RR)
-
4º lugar: Manaus (AM)
-
5º lugar: Belém (PA)