Faleceu nesta sexta-feira, 14, aos 76 anos, o arquiteto Walfredo Antunes, um dos principais responsáveis pelo projeto arquitetônico de Palmas, Tocantins. Ele estava internado há alguns dias em Goiânia e o sepultamento ocorrerá neste sábado, 15, no Cemitério Santana, em horário a ser definido pela família.
Walfredo Antunes teve um papel decisivo na construção de Palmas, sendo fundamental na escolha da área geográfica e até no nome da cidade. Sua contribuição se estendeu à elaboração do projeto arquitetônico, que se destaca pelos traços originais e pela inovação do planejamento urbano. Atuou diretamente na coordenação dos estudos e do planejamento da nova capital, inaugurada em 1990.
Formado em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás (atualmente PUC-GO), Walfredo também possuía mestrado em Planejamento Regional e Urbano pela Escola de Economia da Universidade de Londres. Além de sua carreira como arquiteto, ele foi professor do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Ao longo de sua trajetória profissional, Walfredo ocupou cargos de destaque, como a direção do Instituto de Planejamento Urbano e Regional (Indur) e da Secretaria de Coordenação Municipal em Goiânia. Também foi diretor do Instituto Municipal de Planejamento e atuou no Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC) como diretor de Crédito. No Tocantins, foi secretário de Estado do Turismo e assessor especial da Governadoria.
Além de sua carreira institucional, Walfredo Antunes foi vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Direção Nacional e recebeu a Medalha Lúcio Costa, na categoria Urbanismo, em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para o desenvolvimento urbano no Brasil.