O estudante Guilherme Moreira, do 8º ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, foi um dos destaques da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em 2024. Pelo seu excelente desempenho, ele conquistou uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além dele, dois outros alunos da rede municipal de ensino de Palmas também se destacaram e receberam medalha de ouro em um evento nacional no Rio de Janeiro, nos próximos dias.
Bolsa para pesquisa
Com a bolsa conquistada, Guilherme poderá desenvolver projetos de pesquisa na área da matemática, com aulas a serem iniciadas em abril no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
“Antes da prova, eu me preparei estudando na escola e em casa. Já tinha participado de outras edições, mas no ano passado me dediquei bastante e ganhei uma bolsa. Fiquei feliz e estou com boas expectativas para iniciar o curso”, contou o estudante, de 13 anos, que comemorou a conquista.
A diretora da ETI Eurídice Ferreira de Mello, Maria Mendes, ressaltou o impacto positivo da premiação na comunidade escolar.
“Foi muito gratificante recebermos essa notícia maravilhosa. O desempenho do Guilherme representa o esforço de toda a equipe escolar e incentiva os outros alunos a se dedicarem ainda mais nas próximas edições da Obmep”, destacou.
A mãe da estudante, Maria Lúcia Corrêa, que trabalha como técnica em laboratório, celebrou a conquista do filho e destacou a importância da educação pública em sua trajetória.
“Ele estuda na rede pública desde a educação infantil. Sou muito grata pelo trabalho realizado pelos profissionais da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que ajudaram a construir esse sucesso”, afirmou.
Obmep: inscrições abertas para 2025
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos
- As inscrições para a edição de 2025 estão abertas até segunda-feira, 17 de março e devem ser feitas exclusivamente pelas escolas na página oficial da Obmep.