A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), terá início na próxima terça-feira (11) ao primeiro ciclo de reuniões do ano beneficente para beneficiários do Programa Bolsa Família e famílias inscritas no Cadastro Único. O primeiro encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Javaé, no setor Morada do Sol .
Os encontros têm como objetivo esclarecer dúvidas, compartilhar informações sobre os programas sociais e reforçar a importância do cumprimento das regras para a manutenção dos benefícios.
Mudanças no Cadastro Único e garantia da continuidade dos benefícios
O secretário executivo da Semas, Amilson Rodrigues, destacou que os encontros também serão fundamentais para tranquilizar as famílias quanto às mudanças no sistema do Cadastro Único, que passam por uma atualização até o dia 16 de março .
“No período de migração para o novo formato, não haverá bloqueio ou cancelamento de benefícios. Essa ação é essencial para garantir que as famílias tenham acesso contínuo ao suporte social e para aprimorar o diagnóstico das famílias de baixa renda” , explicou Rodrigues.
A gerente do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família da Sema, Luzianni Silva, destacou que a inclusão do CPF será obrigatória no novo sistema.
“A partir da implantação do novo sistema, o CPF será obrigatório para a inclusão e atualização cadastral. Além disso, as famílias serão orientadas sobre as condicionalidades do programa, que garantam o acesso dos beneficiários aos direitos sociais nas áreas de saúde, educação e assistência social” , afirmou.
Cadastro Único e Bolsa Família em Palmas
Segundo dados de fevereiro de 2025 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) , atualmente 59.925 famílias estão cadastradas no Cadastro Único em Palmas. Desse total, 20.048 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família .
A Prefeitura reforça a importância da participação das famílias nas reuniões, garantindo que todos estejam informados sobre as mudanças e possam manter seus benefícios ativos.
Cronograma de reuniões
As reuniões serão realizadas ao longo do mês de março em diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
- O primeiro encontro acontece no dia 11 de março, terça-feira, às 14h30, no CRAS Javaé, localizado no setor Morada do Sol .
- No dia 12 de março, quarta-feira, às 9h , será a vez do CRAS Krahó receber os beneficiários.
- Dia 13 de março, quinta-feira, às 14h30 , o encontro acontecerá no CRAS Karajá I.
- A programação segue no dia 14 de março, sexta-feira, às 9h , na ETI Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana .
- Na semana seguinte, no dia 18 de março, terça-feira, às 9h , a reunião será no CRAS Kanela, na 407 Norte .
- Dia 21 de março, sexta-feira, às 14h30 , o encontro ocorre no CRAS Taquari – Xerente .
- 26 de março, quarta-feira, às 9h , CRAS Taquaruçu .
- 27 de março, quinta-feira, às 14h30 , no CRAS Santa Bárbara – Karajá .