Vídeo de garis de Palmas reclamando do descarte irregular de seringas viraliza; ”Estamos pedindo consciência”
Foto: Reprodução.
Repercutiu nesta quarta-feira, 5, um vídeo que mostra trabalhadores da limpeza urbana da capital, denunciando o descarte irregular de materiais perfurocortantes no lixo comum. Em um vídeo enviado à redação do Jornal Sou de Palmas, um grupo de garis relatou ter encontrado uma seringa dentro de um saco de lixo durante a coleta.
No registro, o trabalhador Édipo Menezes destacou os riscos que esse tipo de descarte representa para a equipe de limpeza urbana. “Meu colega aqui foi pegar o lixo e quando ele levantou, caiu essa seringa que estava dentro do saco. A população é muito irresponsável porque muita gente sabe que isso pode ferir o gari, pode deixar um pai de família desabilitado por vários dias em casa, sem poder correr atrás do pão de cada dia. Nós estamos pedindo consciência”, afirmou.
O descarte inadequado de materiais hospitalares, como agulhas e seringas, pode causar acidentes graves, expondo os trabalhadores a riscos de contaminação. O correto é que esses resíduos sejam separados e descartados em pontos de coleta específicos, seguindo orientações das autoridades de saúde.
Veja o vídeo:
Amy Lee Gomes, 19 anos, estudante de jornalismo (4º período UFT), espanhol intermediário, experiência com redes sociais e criação de conteúdo.