A partir de 1º de março, o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico), atualmente operado pela Caixa Econômica Federal, passará a ser gerenciado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). O processo de migração ocorrerá até o dia 16 de março e, segundo a Prefeitura de Palmas, não trará prejuízos aos usuários.
Durante esse período, o sistema ficará temporariamente indisponível, impossibilitando a realização de novos cadastros ou atualizações. No entanto, a gerente do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Secretaria de Trabalho e Ação Social (Semas), Luzianni Silva, garantiu que a migração não resultará em bloqueios ou cancelamentos de benefícios.
Vantagens do novo sistema
A mudança visa aprimorar a eficiência no atendimento e reduzir possíveis fraudes no sistema. “O novo formato vai otimizar nossos atendimentos e minimizar a ocorrência de fraudes. Vai nos permitir um mapeamento mais preciso, rápido e eficaz”, afirmou Luzianni.
A Prefeitura orienta que, a partir do dia 17 de março, os usuários podem procurar os postos de atendimento do Cadastro Único, localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Secretaria Municipal de Ação Social, para realizarem atualização ou inclusão no sistema.
Dados do CadÚnico em Palmas
Conforme relatório de Programas e Ações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no mês de fevereiro, 59.925 famílias estão inseridas no Cadastro Único na capital tocantinense.