Palmas registrou 725 casos de covid-19 nas sete primeiras semanas epidemiológicas de 2025, uma redução significativa de 67,1% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram confirmados 2.206 casos. O levantamento, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), considera o período de 29 de dezembro de 2024 a 15 de fevereiro deste ano.
A queda no número de infecções é atribuída às estratégias de vacinação e ações preventivas adotadas pela Prefeitura. No entanto, a Semus reforça a necessidade de manutenção dos cuidados, principalmente durante esta época do ano, quando há maior circulação de vírus respiratórios.
Medidas preventivas continuam essenciais
Para evitar novos surtos e manter a redução no número de casos, a Semus orienta a população a seguir as recomendações sanitárias, incluindo:
- Uso de máscara ao apresentar sintomas gripais para evitar a transmissão;
- Evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados, caso tenha sintomas respiratórios;
- Higienizar as mãos regularmente com água e sabão ou álcool 70%;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, preferencialmente com o antebraço ou lenço descartável;
- Isolamento domiciliar em caso de teste positivo, conforme orientação médica.
Vacinação segue disponível
A covid-19 deve continuar circulando como uma doença endêmica, semelhante à gripe. Com isso, a imunização se mantém como a principal estratégia para evitar casos graves e hospitalizações.
Desde 2024, a vacina contra a covid-19 é recomendada para grupos prioritários, como crianças pequenas, gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. No entanto, pessoas acima de 5 anos que nunca foram vacinadas ainda podem receber uma dose do imunizante.
Todas as Unidades de Saúde de Palmas seguem com estoques abastecidos para aplicação das doses. No caso do público infantil, a vacinação é realizada em unidades específicas.