A história da construção de Palmas ganha um novo olhar com o lançamento do livro infantil “Léia e a Boroca cor de céu”, que ocorre neste sábado (22), às 9h, no Museu Casa Suçuapara. A obra, contemplada pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e realizada com apoio do Governo do Tocantins, foi idealizada pela escritora Ariadne Feitosa e escrita em parceria com Rayssa Carneiro, com ilustrações de Fabiana Alves Corrêa.
O livro recebeu um aporte de R$ 25 mil e conta, por meio do olhar da menina Léia, de sete anos, como era viver nos primeiros anos da fundação da capital tocantinense. Com 32 páginas ilustradas em aquarela, inspiradas nos tons do cerrado, a obra traz um QR Code para audiodescrição e um lançamento acessível para cadeirantes e com intérpretes de Libras.
Histórias da cidade que ainda não foram contadas
Para dar vida à narrativa, as autoras entrevistaram mulheres que vivenciaram os primeiros anos da cidade, transformando seus relatos em literatura infantil. O objetivo do livro é resgatar memórias de trabalhadores e famílias que ajudaram a construir Palmas, mas que muitas vezes são esquecidos na história oficial.
“Palmas tem muitos heróis anônimos. Quando estudamos sobre a cidade, ou quando visitamos os museus, a história que vemos não contempla, por exemplo, o que viveu um trabalhador e sua família, e nós consideramos que sem essa visão, a história da cidade não está completa, afirma Ariadne Feitosa, que chegou à capital tocantinense aos cinco anos de idade.
A coautora Rayssa Carneiro reforça a importância desse resgate: “Transformar esses relatos em literatura é uma forma de dar visibilidade às pessoas e suas trajetórias, trazendo à tona a oralidade de quem ajudou a construir a cidade.”

Distribuição gratuita e atividades infantis
Para garantir que a história chegue ao público infantil, a maior parte dos exemplares será distribuída gratuitamente para escolas municipais de Palmas. Além disso, as autoras promoverão rodas de conversa e contações de histórias, envolvendo crianças e suas famílias na narrativa.
O evento de lançamento também contará com um bate-papo com as autoras, a ilustradora e algumas das entrevistadas, além de atividades lúdicas para as crianças e sessão de autógrafos.