A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) comemora 32 anos de criação nesta segunda-feira (10) com uma solenidade especial no Centro de Convenções de Palmas, a partir das 10h. O evento contará com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, além de autoridades municipais, agentes da corporação e convidados.
Durante a cerimônia, será realizada a entrega simbólica de novos armamentos à Guarda, além de homenagens a integrantes da instituição e autoridades que contribuíram para o fortalecimento da corporação ao longo dos anos.
História da Guarda Metropolitana
Criada pela Lei Complementar nº 001, sancionada em 9 de fevereiro de 1993, a GMP tem a missão de proteger os bens públicos e instalações municipais, além de atuar no apoio às forças de segurança do estado.
O primeiro concurso público da instituição foi realizado no mesmo ano de sua fundação, e a formatura da primeira turma ocorreu em 1º de setembro de 1993. Em 1998, a Guarda formou sua primeira turma feminina, consolidando a presença de mulheres na corporação. Atualmente, o efetivo é composto por 198 guardas, sendo 25 mulheres e 173 homens.
Após duas décadas sem novas contratações, em 2022, a Prefeitura abriu um novo concurso público para a GMP. Em novembro de 2023, teve início o curso de formação de 95 novos agentes, previsto para ser concluído entre abril e maio de 2025.
Ao longo dos anos, a Guarda Metropolitana também passou por mudanças estruturais. Inicialmente, o quartel funcionava provisoriamente na ARSE 91, no prédio da Escola Municipal Darcy Ribeiro. Depois, foi transferido para o Centro Comunitário de Taquaralto e, posteriormente, para a área onde hoje está localizado o Parque Cesamar.