Prefeitura de Palmas reorganiza atendimento a pessoas neurodivergentes e amplia rede de cuidados
Objetivo é avaliar os serviços oferecidos e ampliar o atendimento a crianças, adolescentes e adultos com condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foto: Gabriela Letrari
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), iniciou um processo de reorganização no atendimento a pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é aprimorar a chamada “linha de cuidado”, garantindo serviços contínuos, tratamento adequado e acompanhamento especializado para esse público.
O primeiro encontro para discutir a reformulação ocorreu nesta segunda-feira (3), na sede da Semus, e resultou na definição de novas reuniões ao longo de fevereiro com as equipes de saúde mental que já atuam no atendimento a neurodivergentes. A iniciativa busca avaliar a atual estrutura dos serviços oferecidos pelo município e identificar a necessidade de ampliação para novos espaços.
A superintendente de Integração, Governança e Padronização na Saúde da Semus, Lauriane dos Santos Moreira, destacou que a reformulação envolve um olhar mais próximo dos profissionais da área para entender desafios e identificar melhorias. “Vamos nos aproximar mais das equipes de saúde para compreender a realidade do atendimento, as possíveis lacunas na capacitação dos profissionais e quais ações podem ser implementadas para fortalecer essa rede de cuidado”, explicou.
Ainda segundo Lauriane, a nova organização seguirá a linha de cuidado recomendada pelo Ministério da Saúde, mas será adaptada às especificidades da população de Palmas, garantindo que as diretrizes sejam aplicadas de forma eficiente e acessível a quem necessita desse suporte.
Nascida em Brasília – DF, em 15 de dezembro de 2000, Julia Carretero é jornalista, formada pela Universidade Federal do Tocantins. Iniciou seus trabalhos no ano de 2020, como estagiária do Jornal Sou de Palmas e segue atuando até o momento na mesma empresa. Além disso, já trabalhou na área política como assessora parlamentar, em Palmas.