Jacaré-açu é encontrado dentro de casa no setor Flamboyant I, região sul de Palmas
Jacaré-açu. Foto: Divulgação
A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana (GMP) capturou, na tarde desta quinta-feira (30), um jacaré-açu que foi encontrado dentro de uma residência no setor Flamboyant I, em Palmas. O réptil, que mede cerca de 50 cm de comprimento, foi recolhido pela equipe e posteriormente solto no Parque Estadual do Lajeado.
A captura ocorreu na Rua NS 32, após moradores acionarem a Guarda Metropolitana Ambiental. Segundo os agentes, o animal não apresentava ferimentos e foi devolvido ao seu habitat natural.
Orientação para casos semelhantes
A Guarda Metropolitana reforça que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população deve evitar o contato direto e acionar a equipe especializada pelo telefone 153.
“Nossa equipe está preparada para fazer a remoção segura desses animais e garantir que sejam reinseridos no meio ambiente de forma adequada”, destacou a GMP.
A presença de jacarés e outros animais silvestres na cidade pode ser resultado da expansão urbana e da proximidade com áreas de mata e corpos d’água.
Nascida em Brasília – DF, em 15 de dezembro de 2000, Julia Carretero é jornalista, formada pela Universidade Federal do Tocantins. Iniciou seus trabalhos no ano de 2020, como estagiária do Jornal Sou de Palmas e segue atuando até o momento na mesma empresa. Além disso, já trabalhou na área política como assessora parlamentar, em Palmas.