A campanha de vacinação contra a influenza para pessoas a partir de seis meses de idade será encerrada nesta sexta-feira, 31 de janeiro, em Palmas. Até o momento, 30.254 pessoas já receberam a dose do imunizante. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça a importância da vacinação e orienta aqueles que ainda não se imunizaram a procurarem a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.
O atendimento nesta sexta-feira ocorrerá das 7h às 19h, com exceção das unidades que funcionam em horários diferenciados. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento pessoal, cartão de vacina e cartão do SUS.
Vacinação na região Norte
A Semus lembra que, a partir deste ano, o Ministério da Saúde (MS) ajustou o calendário de vacinação contra a influenza na região Norte, considerando as particularidades climáticas. Com essa mudança, a imunização será realizada apenas no segundo semestre em todos os estados nortistas.
Atendimento para sintomas gripais
Além da vacinação, a Semus orienta que pessoas com sintomas leves, como tosse e dor de garganta, procurem atendimento na USF de referência. Já aqueles que apresentarem sintomas mais graves, como febre alta e vômito, devem buscar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Unidades de Saúde com horários diferenciados
Algumas unidades funcionarão em horários estendidos nesta sexta-feira para facilitar o acesso à vacinação:
- USF Albertino Santos – das 7h às 21h (Saúde na Hora)
- USF Mariazinha Rodrigues da Silva – das 7h às 18h
- USF Walterly Wagner José Ribeiro Sousa – das 7h às 18h
- USF Walter Pereira Morato – das 7h às 18h, e das 18h às 7h (Serviço de Urgência)