Ministério Público cobra soluções da BRK Ambiental para saneamento e abastecimento em Palmas
Reunião aconteceu na sede do MPTO. Foto: MPTO
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) coordenou, na quinta-feira (30), uma reunião com representantes da BRK Ambiental e da Fundação de Meio Ambiente de Palmas para discutir melhorias na captação de água e na coleta e tratamento de esgoto na capital.
O encontro foi conduzido pelo Promotor de Justiça Fábio Lang, que atua na Defesa do Meio Ambiente em Palmas. O objetivo do MPTO é iniciar um diálogo para aperfeiçoar os serviços prestados pela BRK Ambiental, solucionando problemas recorrentes identificados por técnicos ambientais do Ministério Público. A 24ª Promotoria de Justiça da Capital já moveu ações judiciais contra a empresa devido a essas questões.
Principais problemas discutidos
Durante a reunião, foram elencados três principais desafios relacionados ao saneamento em Palmas:
- Extravasamento de esgoto – A ocorrência frequente de transbordamento, especialmente durante o período chuvoso;
- Renovação das licenças ambientais – A necessidade de aprimorar as análises técnicas para garantir um monitoramento mais eficiente das operações da BRK;
- Captação de água a longo prazo – O Ribeirão Taquaruçu Grande, responsável pelo abastecimento de parte da cidade, tem apresentado redução na vazão, problema que se agrava no período de estiagem.
Os representantes da BRK Ambiental e da Fundação de Meio Ambiente de Palmas receberam um conjunto de pareceres técnicos ambientais, elaborados pelo Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO. Esses documentos servirão como base para as próximas discussões.
Próximos passos
O MPTO reforçou a importância do acompanhamento contínuo das ações da concessionária e propôs novas reuniões para acompanhar os avanços na implementação das soluções.
Por parte da BRK Ambiental, participaram representantes da Diretoria e da Assessoria Jurídica. Já a Fundação de Meio Ambiente de Palmas foi representada pelo presidente Isac Braz da Cunha.
Nascida em Brasília – DF, em 15 de dezembro de 2000, Julia Carretero é jornalista, formada pela Universidade Federal do Tocantins. Iniciou seus trabalhos no ano de 2020, como estagiária do Jornal Sou de Palmas e segue atuando até o momento na mesma empresa. Além disso, já trabalhou na área política como assessora parlamentar, em Palmas.