A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), intensificou as orientações para que os moradores destinem o lixo de forma adequada. A medida busca preservar a saúde pública, melhorar a estética urbana e minimizar impactos ambientais.
Neste início de ano, a equipe técnica da Seiop realizou um mapeamento dos pontos críticos de descarte irregular na cidade. Um dos locais mais preocupantes é a entrada do Morro do Limpão, às margens da BR-010, onde, apesar da disponibilidade de contêineres para resíduos domésticos, grande quantidade de lixo é depositada no chão.
“É muito lixo jogado no chão, mesmo com as caçambas vazias, disponíveis nos locais. Essa prática não só dificulta os serviços de recolhimento do material, como também prejudica a estética urbana e o meio ambiente”, explicou o engenheiro civil da Seiop, Bruno Mouzinho.
Além disso, a secretaria identificou que materiais inadequados, como restos de construção, móveis, eletrodomésticos, podas de árvores e até animais mortos, estão sendo descartados nos contêineres, comprometendo a eficiência da coleta. Os recipientes são destinados exclusivamente a resíduos sólidos domésticos e foram instalados estrategicamente para facilitar o acesso da população.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração dos moradores no descarte correto do lixo para manter a cidade limpa e evitar impactos negativos no meio ambiente.