A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas iniciou nesta quarta-feira (22) mais um ciclo de monitoramento com armadilhas ovitrampas nos setores Jardim Taquari e Flamboyant. O objetivo é capturar ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, e direcionar as ações de combate. Desde abril de 2024, quando o projeto começou, quase 20 mil ovos foram recolhidos nas duas regiões.
Como funciona o monitoramento
Mensalmente, são instalados 39 dispositivos (ovitrampas) em imóveis residenciais, com um raio de 300 metros entre cada um. Este é o 10º ciclo de monitoramento, e as armadilhas permanecerão no local por cinco dias. Antes dos ovos eclodirem, elas serão recolhidas na próxima segunda-feira (27) para análise.
A bióloga Lusy Almeida, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), explicou que o método, chamado de “sequestro de ovos”, reduz significativamente a população de mosquitos. “As fêmeas já alimentadas depositam os ovos nos dispositivos, que são recolhidos antes de eclodirem. Desde o início da pesquisa, conseguimos evitar o surgimento de cerca de 20 mil mosquitos”, destacou.
O monitoramento é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Intitulado “Fortalecimento da Vigilância Entomológica do Aedes sp. através das armadilhas ovitrampas”, o projeto visa direcionar as ações de combate ao mosquito e otimizar o trabalho das equipes.
Ações educativas paralelas
Durante o monitoramento, a UVCZ também promoveu uma exposição educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari. A atividade mostrou o ciclo de vida do mosquito, além de orientar moradores sobre a eliminação de criadouros e a importância de manter quintais e casas limpos.
A lavradora Douralice Morais da Silva, de 59 anos, destacou o aprendizado: “Nunca tinha visto como são os ovos do mosquito da dengue. Sempre lavei caixas d’água e baldes porque aprendi isso na infância, mas agora vou redobrar os cuidados pelas minhas netas”, contou.