A madrugada desta segunda-feira (13) foi marcada por transtornos no centro de Palmas devido a um abalroamento ocorrido na quadra 304 Sul, que deixou cerca de 1900 casas sem energia elétrica. Quadras próximas, como a 306 Sul, também foram atingidas pela queda. O acidente aconteceu por volta das 3h30, enquanto uma forte chuva atingia a capital.
– Publicidades –
O acidente também atingiu o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, que teve o fornecimento de energia no Sistema Integrado de Operações (SIOP) interrompido. Diante disso, os sistemas do SIOP estão operando parcialmente com o uso de baterias de emergência.
Ao Jornal Sou de Palmas, a Energisa Tocantins informou que desde o ocorrido as equipes de manutenção estão trabalhando e, no momento, apenas 15 residências estão sem energia. A previsão é de que os reparos sejam finalizados no início da tarde.
Aumento nos abalroamentos em 2024
O número de postes abalroados no Tocantins cresceu significativamente em 2024. Dados da Energisa apontam que 382 postes foram danificados ao longo do ano, causando impacto no fornecimento de energia para mais de 249 mil tocantinenses.
Entre os municípios mais afetados, Palmas lidera o ranking com 106 postes atingidos, seguido de Araguaína (47) e Porto Nacional (26). Gurupi registrou 18 ocorrências, enquanto Campos Lindos e Peixe tiveram 9 cada. Outros municípios, como Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins e Goiatins, somaram ocorrências menores, mas também foram impactados.
Riscos e impactos à comunidade
Acidentes envolvendo postes de energia não afetam apenas o condutor, mas toda a comunidade. Dependendo do poste atingido, milhares de clientes podem ficar sem energia imediatamente, afetando serviços essenciais como escolas, unidades de saúde e comércios. A Energisa afirma que, em grande parte dos casos, o fornecimento é restabelecido para a maioria dos clientes em até três minutos, graças a tecnologias que permitem a transferência de carga. Contudo, o reparo total da estrutura pode levar cerca de quatro horas.
Os custos para a reparação dos danos são de responsabilidade do condutor envolvido no acidente e podem chegar a R$ 35 mil, dependendo do tipo de estrutura afetada. Além disso, abalroamentos expõem os envolvidos a riscos de choques elétricos, especialmente em situações de fios energizados.
Orientações de segurança em caso de acidentes
Para evitar riscos à vida, a Energisa e autoridades recomendam calma e atenção ao presenciar ou se envolver em acidentes com postes. As principais orientações incluem:
- Permanecer no veículo se não houver segurança para sair;
- Evitar contato com postes ou fios elétricos, que podem estar energizados;
- Em caso de chuva ou presença de água, manter-se dentro do veículo;
- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330);
- Informar pessoas próximas sobre os riscos e manter distância do local;
- Deixar a aproximação e o manejo do local para profissionais capacitados.