Determinação que extinguia pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Palmas é revogada; saiba mais
Transporte coletivo da Capital. Foto: Lia Mara/Secom Palmas
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) anunciou a revogação da Portaria nº 47, de 26 de dezembro de 2024, publicada durante a gestão da ex-prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), que restringia o pagamento do transporte coletivo urbano da capital exclusivamente ao uso da carteirinha de identificação dos usuários. A medida faz parte de um conjunto de ações de reorganização e reestruturação do sistema de transporte coletivo sob a nova gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos.
– Publicidades –
A revogação da portaria ocorre em um momento de transição no transporte coletivo da capital, que será gratuito durante o mês de janeiro. Segundo a ATCP, a medida é necessária para assegurar o funcionamento do serviço a partir de fevereiro, quando está previsto o retorno da cobrança da tarifa, que permanecerá sem reajustes no valor de R$ 3,85.
Terceirização e reorganização do sistema
Paralelamente, a ATCP está realizando um levantamento completo da situação do transporte coletivo em Palmas. Esse processo inclui a análise de um contrato vigente de locação de 100 ônibus, dos quais nem todos estão atualmente em operação, e a avaliação da possibilidade de terceirização do serviço.
De acordo com a agência, as alterações na gestão e operação do sistema visam garantir um transporte coletivo mais eficaz e acessível para a população.
Nascida em Brasília – DF, em 15 de dezembro de 2000, Julia Carretero é jornalista, formada pela Universidade Federal do Tocantins. Iniciou seus trabalhos no ano de 2020, como estagiária do Jornal Sou de Palmas e segue atuando até o momento na mesma empresa. Além disso, já trabalhou na área política como assessora parlamentar, em Palmas.