A sinalização do Lago Azul, instalada em setembro de 2024, foi projetada para garantir a segurança dos usuários dos pedalinhos na Via Lago, delimitando áreas específicas para diferentes atividades. No entanto, o equipamento foi vandalizado recentemente, necessitando a reinstalação de cabos e boias, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína nesta quinta-feira (02/01).
– Publicidades –
Com apoio do empresário Paulo César, responsável pelo aluguel de pedalinhos, o equipamento foi recolocado para proteger os usuários. “Muitas pessoas com lanchas e jet skis romperam os cabos ao passar sobre eles, colocando em risco quem utiliza os pedalinhos. Essa situação pode causar acidentes graves e deve ser evitada”, alertou o empresário.
A sinalização conta com 160 boias distribuídas em 750 metros de cabos, delimitando a área exclusiva para pedalinhos e restringindo o tráfego de embarcações motorizadas. Esse sistema foi instalado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e a BRK.
A secretaria destacou que a participação da comunidade é fundamental para a preservação desse espaço de lazer. Em caso de flagrantes de vandalismo, denúncias podem ser feitas pelo telefone (63) 99976-7337 ou pelo número 153, da Guarda Municipal de Araguaína.
O secretário Joaquim Quinta Neto reforçou a importância do equipamento para o turismo local. “Manter a segurança e o lazer no Lago Azul é uma responsabilidade coletiva. Pedimos que os usuários de jet skis e lanchas respeitem os limites e contribuam para a preservação do espaço.”
Além de denunciar, a população pode registrar imagens de eventuais atos de vandalismo e encaminhá-las aos órgãos competentes, ajudando a evitar que novos incidentes prejudiquem a segurança e o convívio no Lago Azul.