A Secretaria Municipal da Educação (Semed) divulgou o cronograma do processo de matrículas da rede municipal de ensino de Palmas para o ano letivo de 2025. A primeira etapa, que envolve a transferência automática entre unidades, ocorrerá de 6 a 10 de janeiro. Todo o processo será realizado por meio do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), uma plataforma digital que atende desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até escolas de Ensino Fundamental.
– Publicidades –
Primeira etapa: transferência automática
Durante o período de 6 a 10 de janeiro, o SIMPalmas realizará a transferência automática de alunos entre as unidades da rede municipal. Essa etapa visa atender às necessidades de relocação previstas pela Secretaria.
A partir de 13 de janeiro, será aberta a possibilidade de solicitação de transferência por interesse próprio, permitindo que os responsáveis optem por unidades diferentes daquelas designadas automaticamente, conforme a disponibilidade de vagas. Esse prazo seguirá até 17 de janeiro, e a efetivação das matrículas para esses casos acontecerá entre 20 e 24 de janeiro.
Matrícula de alunos novatos
O prazo para solicitação de matrícula de novos alunos será de 20 a 24 de janeiro. Aqueles que obtiverem vaga terão entre os dias 27 e 31 de janeiro para efetivar a matrícula presencialmente na unidade educacional selecionada.
Cadastro e classificação
O SIMPalmas permite que os responsáveis realizem o cadastro e acompanhem a disponibilidade de vagas, além da classificação na lista de espera. A classificação é baseada em critérios definidos na Portaria Semed nº 0370, de 19 de outubro de 2023.
Documentação necessária
Para a efetivação da matrícula, será necessário apresentar documentos pessoais da criança, histórico escolar (quando aplicável), certidão de nascimento, comprovante de endereço atualizado, cartão de vacinação (para crianças até 10 anos), cartão SUS, CPF, foto 3×4 recente, título de eleitor e carteira de reservista/CDI (para maiores de 18 anos).
Todos os critérios informados no cadastro deverão ser comprovados com documentos no ato da matrícula, respeitando o prazo e o horário de funcionamento das unidades escolares.