A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) inicia, a partir desta quinta-feira (27), uma nova estratégia de imunização com visitas domiciliares. O objetivo é atualizar os cartões de vacina de crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Enfermeiros e técnicos de enfermagem percorrerão residências em toda a Capital até o dia 31 de julho, verificando e atualizando as vacinas deste público-alvo.
Atendimento pelas Unidades de Saúde da Família
Os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) utilizarão os dados dos pacientes com crianças nessa faixa etária para direcionar melhor o serviço. As equipes de saúde atenderão seus pacientes de referência nesta abordagem, garantindo que todas as crianças recebam as vacinas necessárias.
Importância da colaboração dos pais
Segundo a diretora de Vigilância da Semus, Meire Pereira, a abordagem domiciliar permite alcançar os usuários que ainda não levaram seus filhos para se imunizar. “É extremamente importante mantermos uma cobertura vacinal adequada para prevenir a introdução de doenças evitáveis por vacinas. Para que isso seja bem-sucedido, pedimos a colaboração dos pais e responsáveis, para que juntos possamos proteger todas as nossas crianças”, afirmou.