Palmas – A partir de hoje (3) a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ampliará temporariamente o público-alvo da vacinação contra a dengue.
Agora, pessoas sem comorbidades com idade entre quatro e 59 anos poderão se vacinar. No entanto, gestantes e indivíduos imunocomprometidos continuarão excluídos da imunização com a vacina Qdenga.
Motivo da ampliação e prazo
A Semus tomou essa decisão para evitar o desperdício de imunizantes, já que o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde está próximo do vencimento, com prazo final em 30 de junho. A meta da secretaria é vacinar aproximadamente quatro mil pessoas com a primeira dose nas próximas semanas. O esquema vacinal da Qdenga consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Essa ampliação é temporária e será mantida até o final do mês ou até que o estoque específico se esgote. Após esse período, a Semus voltará a vacinar exclusivamente crianças e adolescentes de dez a 14 anos.
Segunda dose para crianças
Desde o dia 28 de maio, a aplicação da segunda dose da Qdenga está disponível para crianças de dez e 11 anos.
Os pais ou responsáveis são incentivados a levar seus filhos para completar o esquema vacinal e garantir a proteção total contra a dengue. As unidades de saúde funcionam das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.