A chuva não deve parar no Tocantins de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até esta quarta-feira (31), dois alertas apontam chuvas intensas, sendo um deles com grau de severidade de perigo.
Os temporais dos últimos dias já causaram contratempos de norte a sul do estado.A Terça-feira começou com a correnteza do riu Almas levando trechos das rodovias To-491 e To -296 , perto das cidades de Peixe, São Salvador e Jaú do Tocantins. O rio Mutum, que passa por Palmeiropolis, encheu e bloqueou a passagem de moradores.
Em Paraíso do Tocantins, UmBarreira que fica às margens da avenida Transbrasiliana, paralelo à BR-153 realizou e formou uma cratera.
Motoristas que passam pelo trecho precisam ter atenção com a sinalização.
Os alertas do Inmet encobrem toda a área do estado. Válidos até a manhã desta quarta, último dia de janeiro, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia.
A população também precisa ficar atenta, já que os ventos podem chegara 100 km por hora. O instituto destaca que é preciso ter cuidados com alagamentos e se abrigar para evitar acidentes com raios outras descargas elétricas.
Confira os cuidados:
- Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
- Não faça manutenções quando estiver chovendo
- Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
- Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193